ENTREVISTA COM O DESENVOLVEDOR DO RIVAIS EM BATALHA


Olá, guerreirões!
O Luiz me entrevistou com essas perguntas a respeito do jogo Rivais Em Batalha e eu as publico aqui com as minhas respostas.
Luiz Queiroga é jornalista do portal Palpiteiros (http://palpiteros.com), co-administrador e editor chefe do blog Battlefront Brasil (http://battlefrontbrasil.blogspot.com.br)

(Luiz)Os jogos de tiro são os que mais contam com produtos no mercado de games. Mesmo assim você desenvolveu Rivais em Batalhas, que tem como grande atração a presença de mascotes de clubes de futebol. Você realmente acha que só o fato de o player poder jogar com a mascote do seu time de coração é um diferencial que fará o game deslanchar?
(Humberto)Realmente no começo eu achava que sim mas no decorrer do processo de divulgação eu percebi que não era só o fato da presença de mascotes de futebol que ia trazer players para o jogo, tanto que agora não cito mais que é um jogo envolvendo mascotes de time de futebol mas sim com personagens que têm uma história de ficção científica envolvendo-os.

(Luiz)De onde veio a ideia de criar um jogo envolvendo esses mascotes?
(Humberto)Um dia que eu estava desenvolvendo um fan game estava mexendo nos códigos e precisava testar o jogo e como a game engine por padrão entende que há dois times o time 0 e o 1 e resolvi nomear os times com nomes de times de futebol, então surgiu a idéia.

(Luiz)Você é carioca, simpatizante do Flamengo... Mas a primeira versão de Rivais em Batalha trouxe um duelo entre Raposas e Galos... Flamengo x Fluminense, Corinthians x Palmeiras, São Paulo x Santos: por que no meio de tantos clássicos “mais conhecidos”, se assim podemos dizer, você optou por Atlético x Cruzeiro? O fato de morar em Minas foi fundamental para isso?
(Humberto)Sim, por ver como os torcedores são apaixonados pelas equipes.

(Luiz)REB contou com uma versão envolvendo Internacional x Grêmio, não? Não vi mais nenhuma atualização a respeito. Por que não foi para frente e hoje o foco é apenas no clássico mineiro?
(Humberto)O jogo teve uma melhor resposta do público nesta versão.

(Luiz)Você pensa em criar mais versões trazendo clássicos regionais, como fez com Atlético x Cruzeiro e Internacional x Grêmio, ou pretende futuramente lançar um único game em que todas as mascotes dos principais clubes do país estejam num mesmo campo de batalha?
(Humberto)Talvez, pois como já disse eu não trato o jogo como um game de mascotes de futebol e sim de alienígenas de uma galáxia vizinha que lutam por território e para ler a história completa clique aqui.
Mas a idéia de um campo de batalha "geral" ainda ronda minha cabeça.

(Luiz)O investimento em REB parte todo do seu bolso apenas? Já teve o retorno esperado após o lançamento do game, financeiramente falando ou aprovação do público?
O maior investimento que fiz até hoje foi tempo. Há 3 anos que venho investindo tempo neste projeto.
(Humberto)O jogo ainda não foi lançado oficialmente, pois ainda está na versão beta, ou seja, em desenvolvimento, e o retorno que espero inicialmente é a aprovação do público que está começando vir agora.

(Luiz)Você procurou torcidas organizadas ou sites de torcedor para mostrar o seu jogo?
(Humberto)Não e nem farei isso, pois como já disse não trato mais o jogo como um game de mascotes de times.

(Luiz)Falando em torcidas organizadas: elas sempre estão presentes em manchetes negativas, como confusão em estádios ou até mesmo mortes... Não acha que um jogo que coloque frente a frente mascotes de times incite a violência?
(Humberto)Esta é a pergunta que mais respondi desde a divulgação inicial da versão beta há um ano e sempre digo que quem já tem em mente praticar a violência nos estádios e/ou fora deles não precisa jogar um jogo, ler um livro ou assistir um filme para fazê-lo. E agora os jogadores que gostam do projeto não vêem o jogo como um jogo entre mascotes de times de futebol, mas como um game em que podem se divertir com personagens inusitados.

(Luiz)Como você organiza a criação e manutenção do server? Há um grupo de Facebook ou whats que você junta todos que já jogaram REB e os convoca para as partidas, desenvolve discussão sobre o game (sugestões e críticas). Como você trabalha para manter o player motivado a sempre jogar REB?
(Humberto)Há um quadro de horários pré definidos em que o servidor beta fica online e geralmente eu chamo as pessoas que já jogaram e gostaram do game pelo facebook pelo grupo do jogo ou em um grupo de desenvolvimento de jogos indie muito conhecido para jogarem.
Como em qualquer game o que mantém o player motivado a jogá-lo são atualizações ou seja, novidades para que algo novo o instigue a jogar e com o REB não é diferente, de modo que agora estou trabalhando na versão beta 1.4 que trará mais um mapa, mais um jogo de jogo e mais armas e talvez mais um personagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário